Ultra Estrada Real
Fiquei muito contente com o evento deste ano. Um evento que vem crescendo devagar, e mais, um evento que vem se consolidando não como uma prova, mas como um encontro.
E escrevendo sobre este evento, acabei me lembrando de um conceito que andou circulando a um tempo atrás, e acho que a Ultra Estrada Real tem vários pontos em comum, O Soloman.
O Soloman não é uma prova que possui uma federação ou uma empresa de marketing esportivo por trás. Portanto, ele não possui uma “organização”. Ele procura resgatar aquela velha essência do que era o amor pelo esporte de endurance em si, não por uma marca ou campeonato, com o slogan “Porque eu nado, pedalo e corro onde e quando eu quiser”.
Amantes do esporte, paixão pela simplicidade, honestidade e vontade de fazer acontecer uma prova longe dos holofotes é tudo que é necessário para se ter um Soloman acontecendo.
Confirmando este conceito, este ano contamos com uma turma de Brasília, destaque pelo maior numero de atletas, que nos alegrou o caminho o tempo todo, a cada um que passava era uma verdadeira festa, uma celebração. Tivemos vários amigos de BH, e outros tantos que retornaram da 1ª edição. Queria agradecer a cada um que colaborou, ajudou, e que mesmo não esteve presente nos enviou uma energia positiva. Aqueles que chegaram, correram 30 minutos e já se foram.
Agradecer a Gatorade pelo apoio, nos fornecendo suplementos, a Água Viva que nos forneceu a água do evento, e a Endorfina, que sempre nos apoiou, e se fez lá presente.
Este ano o evento teve como meta ajudar o projeto Unogwaja na África do Sul, que tem como foco resgatar a auto estima de pessoas HIV positivas. Além de um trabalho com crianças órfãs da doença.
Gostei da ideia, e vamos manter, todo ano vamos firmar metas sociais, e assim usar o evento para promover o bem da sociedade que nos cerca. Para o próximo ano já estamos olhando alguma instituição que necessita, tenho certeza de que teremos várias candidatas.
Para quem não foi, não é necessário correr os 88 km, é necessário estar lá, se fazer presente, compartilhar um pouco do que temos com o próximo. E um evento de autossuficiência, onde cada um é responsável pela sua alimentação e hidratação, temos tido alguns parceiros que tem nos ajudado, mas isso é cortesia.
Seguimos os marcos da Estrada Real, e nunca tivemos problemas, caminho muito bem sinalizado, os atletas seguem sem problemas ou dificuldades. Não há necessidade de marcarmos o caminho, em nada.
` O evento continuará sem regras ou regulamentos, livre, baseado apenas na confiança, respeito e cordialidade entre os atletas. Acreditar que cada um ali está falando a verdade, e que podemos contar sempre uns com os outros é a base do nosso sucesso. Isso automaticamente exclui pessoas de má fé, que não serão bem vindas.
Abaixo o balanço do evento:
Foram vendidos 23 ingressos solidários, sendo 14 avulsos e 9 com camisa e troféu, multiplicado por 50 reais, arrecadamos R$ 1.150,00. Que será transferido para o projeto e mais a diante prestarei conta de toda a campanha.
Só tenho a agradecer pela ajuda de todos. Normalmente escrevo mais leve, mais descontraído, mas ando apertado de tempo, ansioso com a meta do projeto que é arrecadas 12 mil reais.
Caso alguém queira escrever seu relato, basta me enviar que posto no site.
Um abraço
Zumzum